
Programa Malala Peregum
Com o apoio do Fundo Malala, a iniciativa visa o fortalecimento do direito à educação de meninas negras e imigrantes e, para tanto, se organiza em três eixos de atuação: produção de evidências e difusão do conhecimento; formação continuada de profissionais da educação pública; desenvolvimento e proposituras de ações afirmativas para a educação básica. Já foram realizadas formações com mais de 500 educadores através do curso "Gênero e Raça na Educação Básica", evidenciando a demanda e a relevância da formação antirracista no campo educacional.

HUB Peregum
Uma Casa para os Movimentos Negros em Brasília. Este é o HUB Peregum, um espaço colaborativo que reúne organizações da sociedade civil comprometidas com a promoção da igualdade racial e dos direitos humanos. O espaço atua como ponto de conexão entre movimentos sociais, o governo federal e o Congresso Nacional, qualificando o diálogo político em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos.

Programa Esperança Garcia
Visando aumentar a representatividade de pessoas negras e quilombolas na Advocacia Pública, o Programa Esperança Garcia foi implementado em 2024. Esse programa se destaca como uma iniciativa fundamental para promover a equidade racial e a inclusão interseccional nas carreiras jurídicas do setor público brasileiro.

Clima e Cidade
Nos últimos anos, o Instituto Peregum consolidou sua atuação como referência no debate climático e na incidência por uma cidade antirracista e socialmente justa, unindo pesquisa, mobilização e formação para enfrentar as desigualdades raciais e climáticas nos territórios urbanos. Em parceria com comunidades, instituições de ensino e redes de mobilização, Peregum segue fortalecendo uma agenda de justiça racial e climática, pautada pela memória ancestral e pela transformação sustentável dos territórios urbanos.




O Instituto de Referência Negra Peregum é uma organização sem fins lucrativos fundada por militantes da educação popular.
Peregum atua a partir de três estratégias: Articulação e Fortalecimento do Campo e dos Movimentos Negros, Incidência Política e Racialização do Debate Público, que são aplicadas em seus três eixos programáticos:
Educação
Justiça Racial
e Segurança
Clima e Cidade






























